Sindseg promove campanha para trânsito consciente no Mato Grosso

Estimular a conscientização dos motoristas sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito é uma das prioridades do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e Capitalização dos Estados de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso e do Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF). Dessa forma, o sindicato promove diversas campanhas nas localidades onde atua. Exemplo disso é o projeto Trânsito Consciente – Operação Lei Seca Mato Grosso. Com o intuito de alertar os motoristas sobre os perigos de assumir o volante sob os efeitos de bebida alcoólica, o Sindseg MG/GO/MT/DF é um dos apoiadores desse projeto.

Iniciada no ano passado, a primeira fase consistiu na realização de ações educativas e preventivas em Cuiabá (MT) com o intuito de valorizar, junto à sociedade, a cultura de paz no trânsito. Já a segunda etapa do projeto, que começou em março deste ano, é focada na mobilização de outros públicos. “Naquele momento, buscou-se uma aproximação com o segmento de comercialização de bebida alcoólica; seus colaboradores; sindicatos e associações de táxis e de seguradoras de veículos; entre outras entidades e instituições interessadas em aderir ao projeto e estabelecer parcerias”, informa o representante do sindicato em Cuiabá, Célio Roberto Freitas de Souza.

Dessa forma, com o objetivo de divulgar a iniciativa, o Sindseg MG/GO/MT/DF foi responsável pela confecção de 300 unidades de adesivos para serem afixados nos vidros traseiros dos táxis de Cuiabá. “Essa é a primeira vez em que os táxis da cidade divulgarão uma mensagem educativa como essa, o que contribui para que toda a população seja mobilizada sobre os perigos de dirigir alcoolizado”, conclui Célio.

Campanha educativa Viajar Seguro

Proposta é alertar os motoristas sobre os cuidados necessários na estrada

O Sindicato das Seguradoras (Sindseg MG/GO/MT/DF) no primeiro semestre de 2015, realizou uma campanha educativa do projeto Viajar Seguro. Com a chegada dos feriados prolongados desse período, foram produzidos 15 backbus instalados nas traseiras de ônibus que circulam nas principais vias de Belo Horizonte.

A iniciativa foi inspirada pela Organização das Nações Unidas (ONU), pois baseada em estudos da Organização Mundial de Saúde, a ONU estabeleceu que o período entre os anos de 2011 a 2020 seria a Década de Ação para a Segurança Viária. Sendo assim, o projeto do sindicato tem como objetivo alertar as pessoas sobre a importância do respeito às leis de trânsito nas estradas.

A campanha Viajar Seguro existe há quatro anos e até 2014 mobilizou, aproximadamente, 240 mil pessoas. Para Angelo Vargas, vice-presidente do Sindseg, isso demonstra a evolução da iniciativa.  “Conquistamos todos os objetivos almejados. Atingimos um grande número de pessoas e conseguimos chamar a atenção dos órgãos de imprensa nacional e regional”, explica.

Além da campanha Viajar Seguro, o Sindseg apoia o movimento Maio Amarelo e outras ações, dentro do programa Trânsito+Seguro, que promovem a redução e o combate da violência no trânsito e nas ruas.

Campanha Viver Seguro

Com o intuito de disseminar a cultura do seguro nos estados de atuação, o Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso e do Distrito Federal (SindsegMG/GO/MT/DF) criou o projeto Viver Seguro.

O objetivo é dar dicas sobre como contratar um seguro, quais os benefícios, entre outros. Em 2015, o sindicato preparou 20 sposts sobre diversos assuntos, que foram veiculados nas principais emissoras de rádio das cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá e Goiânia. O primeiro spot é sobre a apólice residencial. Ouça nesse link https://soundcloud.com/sindseg/sindseg-spot-1 .

De acordo com Augusto Frederico Costa de Rosa Matos, presidente do sindicato, esse investimento é uma forma de levar conhecimento para os diversos públicos sobre o mercado de seguros. “Além de disseminar informações sobre o assunto, essa é uma forma de fortalecer a cultura do setor”, finaliza.

Percepção de risco ao conduzir um veículo automotor

Imagine-se conduzindo um veículo quando vê um ônibus parado em um ponto. O que você faria? Se respondeu que reduziria a velocidade, parabéns! Você provavelmente se mantém atento à via como um todo. No caso do ônibus estacionado, um pedestre desavisado poderia tentar atravessar a rua e provocar um acidente.

Isso é o que chamamos “percepção de risco”: a capacidade de deduzir e antever um perigo potencial antes mesmo que ele ocorra. No trânsito essa atitude é essencial, tanto para a sua segurança quanto para a segurança de todas as pessoas que dividem a via com você. Essa percepção só é possível quando o condutor está atento e concentrado no trânsito. É simples; bastam apenas alguns cuidados.

Em primeiro lugar, é preciso se manter informado. Conhecer as situações e as atitudes que podem colocar você ou outra pessoa em risco o tornará mais atento a todos os fatores do seu ambiente.

Um dos principais inimigos do trânsito seguro é o celular. O simples ato de discar um número ou digitar uma mensagem faz com que você desvie o olhar da via durante até 5 segundos o que, a uma velocidade de 60 km/h significa percorrer 83 metros sem prestar atenção em absolutamente nada. Um engano comum é crer que falar ao celular por viva-voz não desvia atenção. Não é verdade: o simples ato de falar e esperar por resposta é capaz de desviar sua concentração em até 40%. Portanto, caso precise utilizar o celular, estacione o carro em local seguro.

O consumo de bebidas alcoólicas já é um vilão conhecido por ocasionar incontáveis acidentes. Mesmo em baixas quantidades, o uso de substâncias psicoativas altera a percepção do indivíduo sobre o ambiente.

O cansaço e o sono podem ter o mesmo efeito. Evite dirigir por longos períodos de tempo ininterruptamente: faça pausas a cada duas horas. Desça do carro, lave o rosto, tome um pouco de café. Essas são formas rápidas de dispersar o cansaço. Dormir de 6 a 8 horas por dia também colabora para manter sua concentração.

Cuidado ao observar lugares externos! Essa distração é responsável por aproximadamente 7% das colisões traseiras. Agindo dessa forma, você estará dirigindo de forma mais segura e consciente, melhor para você e para todos.

Boa viagem!

Apoio à ONG Asas e Amigos

Alguns são vítimas do tráfico de animais silvestres e maus tratos. Outros possuem graves problemas de saúde ou são abandonados. Entre várias situações, são animais que, na maioria das vezes, não poderão retornar à natureza. Diante de casos como esses e apaixonado por sua profissão, o médico veterinário Marcos de Mourão resolveu criar a ONG Asas e Amigos. Fundada em 16 de outubro de 2011, a organização fica localizada no município de Juatuba e, atualmente, conta com 250 recintos que abrigam, aproximadamente, 500 animais resgatados.
Eles chegam por meio do Ibama ou da Polícia Ambiental e passam por exames, tratamento ou cirurgia, para, então, decidir o destino final: ou voltam para o hábitat natural ou são enviados ao criatório no sítio da ONG. “Basicamente, a seleção funciona assim: aqueles ameaçados de extinção e mutilados são colocados no criatório onde recebem os devidos cuidados. Os que podem voltar ao hábitat são entregues ao Ibama novamente”, conta o veterinário.

Com a ajuda de três funcionários no sítio e uma despesa de R$ 15 mil por mês com comida, remédio e tratamento, Marcos arca a maior parte dos gastos e conta com a ajuda de alguns parceiros e padrinhos. Diante disso, sensibilizado com o projeto, o Sindicato das Seguradoras (Sindseg MG/GO/MT/DF), tornou-se um dos padrinhos da organização.

Segundo Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, presidente do Sindseg, o apoio se dá por meio da campanha Chega de Acidentes que tem por missão reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade em prol da elaboração e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária, com metas e prazos de redução de vítimas de acidentes, para obter um trânsito mais seguro. “Vamos apoiar algumas atividades da instituição, pois muitos animais que circulam pelas autopistas podem causar acidentes”, explica. De acordo com Marcos, a parceria do Sindseg vai ajudar muito o projeto. “Todo apoio é bem-vindo. Como a associação busca ajuda, com as parcerias conseguimos amparar os próximos animais que podem precisar da ONG”, afirma.

Para mais informações sobre como apoiar a instituição, acesse http://asaseamigosdaserra.blogspot.com.br/

Blog Viver Seguro no Trânsito

Lançado em 2012, o Blog Viver Seguro no Trânsito (viverseguronotransito.com.br) tem o objetivo de contribuir para a redução do número de acidentes de trânsito e suas vítimas no Brasil por meio da informação e conscientização da sociedade. Toda segunda e quinta-feira, são publicadas postagens no blog com temas relacionados à educação e segurança no trânsito. São abordados conceitos de cidadania, reponsabilidade, mobilidade com informações atuais e dicas para que o leitor internauta possa fazer a diferença como cidadão no trânsito, seja como motorista, passageiro ou pedestre. O Blog Viver Seguro no Trânsito é uma iniciativa da Seguradora Líder DPVAT, empresa responsável pela administração do Seguro DPVAT em todo o Brasil.

Campanha Viajar Seguro realiza ação para feriado de Corpus Christi

Para finalizar a Campanha Viajar Seguro no 1º semestre, o Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF) realiza a última ação pré-feriado, agora visando a celebração de Corpus Christi. Entre os dias 16 e 19 de junho, promotoras uniformizadas distribuirão 60 mil flyers nos semáforos de algumas das principais avenidas de Belo Horizonte, com dicas para uma viagem segura. As abordagens serão feitas nos semáforos das avenidas Cristiano Machado, próximo ao Minas Shopping; Catalão, em frente ao Shopping Del Rey; Nossa Senhora do Carmo, em frente ao supermercado Mart Plus; Amazonas, próximo ao Parque de Exposições Gameleira; Via Expressa, na altura do bairro Coração Eucarístico e Raja Gabaglia com acesso à avenida Barão Homem de Melo.O objetivo da Campanha é conscientizar os motoristas em relação à segurança nas estradas, principalmente, durante os feriados. Até o momento, 180.000 flyers já foram distribuídos nas 4 primeiras etapas do projeto.

Pouso Alegre para um Transito Mais Seguro

O Projeto Trânsito + Seguro está apoiando a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, na realização de campanhas de educação no trânsito, que acontecerão até o mês de dezembro de 2011. O apoio consiste no patrocínio da veiculação mensal de 250 spots com duração de 45 segundos cada.

Veja mais em http://www.pousoalegre.mg.gov.br/default.aspx?pag=interna&mod=interna&p=309&mat=406

Chega de Acidentes

O Sindseg MG/GO/MT/DF, por meio do projeto Trânsito + Seguro, entende que todas as ações que visem à redução de acidentes no trânsito devam ser apoiadas por todos os setores da sociedade. Por isso, acredita e apoia o movimento "Chega de Acidentes!". Trata-se de uma ação apartidária lançada em 18 de setembro de 2009, por entidades que possuem um histórico de lutas em prol da segurança no trânsito brasileiro: a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) e a AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito).

Além disso, tem por missão reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade em prol da elaboração e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária, com metas (ambiciosas e factíveis) e prazos de redução de vítimas de acidentes, visando a um trânsito mais seguro no País.

Na data de seu lançamento, o movimento também iniciou um contador que estima o número de vítimas fatais e não fatais de acidentes de trânsito e o impacto econômico decorrente. Essa contagem só vai parar quando um Plano Nacional de Segurança Viária for implantado no País e quando uma redução efetiva de vítimas de acidentes de trânsito for constatada.

Para saber mais sobre essa ação, acesse o site www.chegadeacidentes.com.br.